Bicicleta sempre foi associada com liberdade. Nada mais natural, sair por aí conhecendo lugares novos pedalando. Esse é o princípio do cicloturismo. Os locais podem ser desde seu bairro ou o mundo. O que muda é a preparação e a logística do passeio.
Há quem diga que cicloturismo é quando um ciclista sai pedalando sem compromisso com o tempo e sem usar outros meios de transporte. Mas este tipo de viajante é a minoria dos cicloturistas atuais. Não porque estejam diminuindo, mas porque mais e mais gente tem optado por essa modalidade de turismo.
As principais vantagens deste tipo de viagem são: liberdade total, custo reduzido, contato com a natureza e culturas locais e possibilidade de se exercitar enquanto se diverte.
Cicloturista nômade
Geralmente é alguém que tem todo tempo do mundo e quer conhecer o planeta pedalando. Essa turma usa alforjes nas duas rodas num total de quatro unidades e ainda algo mais sobre o bagageiro traseiro. Levam barracas e utensílios de cozinha para reduzir o custo ao máximo. Gastam no máximo 20 reais ao dia.
Cicloturismo de férias
Essa turma escolhe viagens para locais definidos. Mesmo viagens longas com mais de uma semana. Usam alforjes, geralmente dois, mas apenas para as roupas e um saco de dormir para poder encarar pousadas simples sem maiores problemas. São os ciclistas que percorres os caminhos peregrinos.
Viagens de fins de semana
Passeios de dois dias ou feriados prolongados pro trilhas ou cidades com atrações nas redondezas. Essa turma leva a bike na bagagem e monta base em um hotel e sai para explorar a redondeza pedalando. É um tipo de viagem ideal para quem esta começando em pedalar mais longe pensando em viajar.
Nesse caso, há também muitas agências que operam este tipo de viagem dando todo suporte para que os ciclistas só pedalem.
Trilhas de um dia
Este é o primeiro passo para um dia viajar pedalando. São nas saídas de um dia com clubes de ciclismo que as pessoas adquirir os músculos e a experiência em terrenos variados para poder se aventurar nas modalidades acima. Para começar, basta procurar um clube de alguma loja ou uma turma que se reúna para pedalar todo fim de semana.
A única regra quanto ao cicloturismo é não competir. Cada um deve fazer o percurso no seu tempo e aproveitando para conhecer por onde passa. Tão importante quanto à bicicleta para o cicloturismo é a câmera fotográfica para registras o passeio.
Fonte: Artigonal.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário