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Ciclismo: Treinamento e dicas para quem vai comprar uma bicicleta.

Hoje em dia os fabricantes produzem muitos modelos numa maior variedade de preços. As empresas de componentes por sua vez, bombardeiam o mercado com mais e mais produtos excepcionais, de rodas ultraleves, freios mais eficientes até peças de carbono e titânio.É possível adquirir uma bicicleta com até 30 opções de marcha e que realiza as mudanças de forma simples, macia e precisa. De fato há tantas opções no mercado, que você pode se perder na hora de adquirir uma bicicleta ou componente.

Mas não se desespere. Ter ä disposição um grande leque de opções é muito bom pois
aumenta muito as chances de você comprar aquilo que quer, precisa e pode pagar – a bicicleta perfeita para você.
Basta conhecer um pouco as opções disponíveis no mercado.Para ajudá-lo, elaboramos este guia simples para encontrar a bicicleta ideal. Explicaremos quais decisões você precisa tomar e ofereceremos conselhos desde o material do quadro e rodas até componentes e acessórios. Para começar, no entanto, você precisa se auto-analisar (um terapeuta não é necessário neste caso).
Responda a estas perguntasAntes de navegar pela internet ou ir até a bicicletaria mais próxima, procure se definir. Considere como você utilizará a bicicleta, bem como onde você irá pedalar. Se questione algumas perguntas para configurar qual modelo é o ideal.Você é:

  • Um novo ciclista?
  • Já pedala e quer melhorar seu condicionamento físico (pedaladas médias à longas)?
  • Está interessado em pedaladas sociais, passeios noturnos (curtos)?
  • Está treinando para uma competição?
  • Está iniciando no triathlon ou ciclismo?
  • Utilizará a bicicleta como meio de transporte?

Se analiseConsidere quantos quilômetros você fará por semana, ou mês. Pense sobre sua tendência em comprar outras coisas. Por exemplo, você sempre procura pela melhor qualidade ou prefere um equilíbrio entre a qualidade e o preço? Você gosta de novidades e inovações ou se contenta com o design mais simples e tradicional? E mais, ajuda bastante saber o quanto você pretende gastar pois direciona melhor o seu foco no processo de seleção de uma nova bicicleta.

Respondendo a estas questões você garante a compra da melhor bicicleta. Seremos capazes de lhe guiar para que você saiba quais os modelos mais apropriados para as suas necessidades, interesses e bolso. E em breve você estará rodando sobre o asfalto com um grande sorriso no seu rosto.

A variedade do mercado de bicicletas de estradaHá uma variedade fascinante para escolher uma bicicleta moderna. Nosso guia irá explicar as escolhas, para que a experiência de comprar a sua bicicleta dos sonhos seja agradável.

Materiais de quadros e garfosAo longo da existência da bicicleta, ou celerífero como era chamada quando foi inventada, houveram vários materiais utilizados na construção do quadro (veja o guia de nomenclaturas abaixo), do bambu ao plástico. Hoje as bicicletas modernas são feitas de um ou uma mistura destes quatro materiais: ferro, alumínio, titânio e fibra de carbono. Falaremos das diferenças mais adiante.

Mas primeiro, veja que as boas bicicletas são fabricadas a partir de todos estes materiais. Dois quadros também podem ser construídos com materiais iguais e terem qualidades completamente diversas de acordo com a sua geometria, montagem, formato dos tubos e manipulação do material (reforçando uma parte específica por exemplo). Essa é uma das razões de ser importante você pedalar na bicicleta antes de comprá-la, só assim você irá sentir como ela se comporta e reage ao seu estilo.

Uma dica para verificar o quadro: procure no tubo do selim ou no diagonal pelo selo da marca e especificações dos tubos utilizados. Às vezes alguns fabricantes além do selo, mencionam a marca e o material do tubo.

FerroO mais tradicional, o ferro vem sendo utilizado há décadas pelos fabricantes. Muitos tipos de ligas estão disponíveis e o material é de fácil modelagem. Ainda há uma infinidade de meios de moldar o ferro tornando-o um material muito adaptável às necessidades de cada ciclista. Ele também proporciona uma pedalada de excelente qualidade, durabilidade, é facilmente reparável e de preço acessível. Só há um porém, o ferro tende a ser pesado se o tubo não for de primeira qualidade (a exemplo das bicicletas de hipermercados). O ferro enferruja se descuidado, principalmente para quem mora em cidades de praia e ou transpira em excesso.

Bicicletas de ferro para iniciantes são geralmente menos sofisticadas. Porém o quadro de ferro mais acessível pode lhe permitir a compra de um nível melhor de componentes e é possível montar uma boa bicicleta sem aqueles itens que custam caro. Por exemplo um quadro com solda TIG é bem mais barato em comparação aos quadros com sofisticadas tecnologias de construção.

Quadros de ferro de alta qualidade integram ótimo design, montagem superior e melhores ligas no material dos tubos. Um ferro de qualidade popular para quadros é o American SAE 4130, mais conhecido com cromo molebidênio, também chamado de “cromoly”. Há muitas ligas de excelente qualidade oferecidas por fabricantes de tudos como a Reynolds, Columbus, Tange e True Temper. Quadros construídos com estes tubos são famosos pela sua combinação de digiribilidade e conforto.

O ferro também é um excelente material para garfos. Ele pode ser moldado em qualquer forma; até no desenho aerodinâmico. Eles são bem fortes e absorvem bem aos impactos do solo. Os garfos de ferro porém são mais pesados do que os feitos de outros materiais como alumínio e carbono.

AlumínioO alumínio começou a ser utilizado em quadros em 1895. Porém somente se tornou popular nos anos 80, quando tubos de diâmetro grande foram concebidos e os processos aperfeiçoados. Hoje é o material mais popular. O alumínio está sujeito à mesmas variedades de qualidade do ferro, e como tal, quanto mais você paga, melhor a qualidade dos tubos e construção.

O problema do alumínio é que ele proporciona uma pedalada com mais rangidos. Atualmente isso não é mais problema graças às melhorias nas ligas do alumínio, na construção dos tubos e nas técnicas de montagem. Isso permite ao quadro absorver melhor o impacto e ainda oferecer uma pedalada bem vívida, que caracteriza o alumínio.

Esta pedalada mágica atribuída ao alumínio deve-se ao fato de ser o material mais leve de todos, incluindo o carbono e o titânio. Isto faz dos quadros de alumínio uma grande escolha para competição e time trials . Diferente do ferro, o alumínio não oxida, outra vantagem.

Existem vários tipos de tubos de alumínio. Alguns são denominados de acordo com números tais como 6061 e 7005, que se referem às ligas compostas por magnésio e zinco (o alumínio puro não é forte o suficiente para a construção de quadros.Ainda há novos tubos ultraleves como o Easton Scandium.

Garfos de alumínio geralmente são rígidos e leves, podem ter design bem aerodinâmico. Eles ainda oferecem excelente conformidade para o conforto em pisos irregulares.

TitânioTitânio é um dos mais duradouros, fortes e caros materiais. Muitos ciclistas e experts concordam que ele combina todas as melhores características dos outros materiais. É leve como o alumínio, confortável como o ferro e ainda proporciona uma pedalada muito ágil. O quadro dá a sensação de estar vivo, como se cada pedalada fosse propulsionada por uma força impulsionadora do quadro.

Trabalhar com o titânio requer ferramentas e habilidades especiais. A solda para o titânio é cara e delicada, e precisam ser feitas em um ambiente controlado. Conseqüência disso é que quadros de titânio são caros de produzir, o que explica os altos preços.

Há dois tipos comuns de “Ti”. O 3AI/2.5V e o 6AI/4V. Estas designações referem- se à quantidade das ligas de alumínio (Al) e vanádio (V) utilizadas no titânio. 6Al/4V é mais caro, leve, difícil de manusear e mais forte. Porém as duas ligas de titânio são excelentes; elas podem inclusive ser utilizadas num mesmo quadro.

Apenas algumas companhias fabricam garfos de titânio e eles são muito caros. O custo aumenta também porque uma resistência extra é necessária na espiga do garfo (tubo de cima), garfos de Ti geralmente são mais pesados que outros constuídos com outros materiais high tech. Estas duas considerações respondem o porquê da maioria dos quadros de titânio usarem garfos de carbono.

Fibra de CarbonoFibra de carbono (também chamada de carbono ou grafite) é um material relativamente novo ao mesmo tempo único, pois não se trata de um metal.Trata-se de uma malha que é impregnada com uma cola chamada resina, que permite modelar e unir o material. Quadros de carbono são extremamente leves, rígidos e duráveis. Sua grande vantagem é que o carbono pode ser manipulado essencialmente de infinitas maneiras (pois pode-se orientar as fibras como quiser), o que significa que o quadro pode ser trabalhado especificamente parte a parte, proporcionando qualquer qualidade de pedalada. Também é anti-corrosivo e pode ser construído produzindo belíssimas formas.

Como o titânio, é de certa forma complicado de se trabalhar e a malha de carbono e resinas são caras, tornando os quadros de carbono os mais caros. Para descrever estes quadros, os fabricantes utilizam termos como “high modulus” e “void free”, o que significa um carbono de qualidade superior e uma construção estelar. Por vezes estas designações aparecem nos adesivos do quadro. Tenha certeza de questionar o vendedor se você tiver dúvidas sobre o tipo de carbono utilizado num quadro.

O carbono é um material popular na fabricação de garfos devido à sua qualidade natural de absorção de impacto, enquanto oferece um ótimo manuseio. Apesar de não serem a melhor opção para ciclistas pesados ou agressivos. Existem garfos de carbono por inteiro (com espiga de carbono), que pesam menos de 450 gramas. Estes são excelentes se você quer uma bicicleta super leve. Outros garfos de carbono utilizam alumínio para a espiga.

Escolhendo as velocidadesIndependente da bicicleta que você escolha, não será muito divertido pedalar se as marchas não forem apropriadas para o seu nível de condicionamento, tipo de relevo e como você pedala. Para a sua sorte, todos os grupos de componentes oferecem uma variedade de velocidades diferentes. Existem os grupos com 10 velocidades ou “10sp”, apesar dos mais comuns ainda serem os com “9sp”. Ainda é possível modificar alguns itens para agradar ao seu estilo e necessidade.

Volantes e catracasExistem coroas dentadas na frente e atrás de sua bike. As da frente são popularmente chamadas de volantes (volantão a maior e volantinho a menor), e elas estão localizadas entre os pedivelas, hastes que seguram os pedais. Existem grupos que possuem 2 ou 3 volantes (à exemplo das mountain bikes). Os volantes triplos incluem um volantinho pequeno na parte interna, que oferece marchas muito boas para subidas muito inclinadas.

As catracas na traseira são chamadas também de “pinhões”, ou quando você se refere ao conjunto de catracas, chama-se cassette ou roda livre. O cassette pode ser encaixado ou rosqueado no cubo da roda traseira, e serve para coloca-la em movimento quando você pedala. Dependendo dos componentes, poderão haver entre 8 e 10 catracas na sua bicicleta.

Quantas Marchas?Para saber calcular quantas marchas tem uma bicicleta, basta multiplicar o número de coroas pelo número de catracas. Se a bicicleta possui 3 coroas e 9 catracas, a bicicleta possui 27 marchas. Um belo progresso desde a época das pioneiras Caloi10 marchas!Quantas marchas você precisa, depende de como e onde você pedala. Se você pedala em uma região plana ou com subidas moderadas, duas coroas na frente e 9 ou 10 catracas atrás estarão perfeitas. Se for uma região com muitas subidas e você ainda está entrando em forma, considere três volantes e catracas maiores atrás (23 à 27 dentes).

Para considerar quantas catracas, saiba que você terá várias marchas mesmo se for um grupo de 8 velocidades. Se você optar por 9 ou 10, você pode adquirir uma relação de marchas mais espaçada (diferença de 2 dentes entre cada marcha) ou uma combinação mais próxima (diferença de 1 dente entre cada marcha). Esta última é um boa opção para competições e treinos, pois torna mais sensível as mudanças, adaptando-se melhor ao seu esforço na pedalada. Uma relação mais espaçada oferece marchas leves, ideais para subidas e quando você ainda não está em plena forma física.

Como utilizar as marchas?Para saber como utilizar as marchas, vamos entender primeiro algo sobre os coroas e as catracas. Ambos possuem dentes e são classificados de acordo com este número. Então você pode se deparar com a seguinte numeração nas especificações da sua bike: coroas 39/53 e cassette 12-23. Isso significa que a coroa menor (interna sempre) possui 39 dentes e a maior (externa) possui 53 dentes. A menor catraca ou pinhão possui 12 dentes e a maior 23. Para saber a quantidade de dentes de cada catraca, você deve contá-los (usualmente coroas e catracas têm a inscrição da quantidade de dentes de cada peça, porém as marcas podem ser difíceis de se ler).

Saiba seus númerosNão se deixe confundir pelos números. O que você precisa saber é que para as coroas, quanto maior mais difícil de pedalar e vice versa. Para as catracas funciona ao contrário: quanto maior mais fácil de se pedalar e vice versa. Sabendo estas informações, você logo saberá que um jogo triplo 30/42/52 de coroas com um cassette 12-30 oferecerão marchas mais fáceis de se pedalar do que um cassette 12-23.

Pensando num triploMuitas pessoas ponderam se necessitam ou não de um jogo triplo de coroas. O aconselhável é analisar como e onde você pedala. Se você gosta de montanhas, longas pedaladas, carrega equipamentos (alforjes ou mochilas) e não mantém o treinamento o ano todo para estar em forma, três coroas são uma boa opção. Mesmo que você não utilize a coroa menor com muita freqüência, ela pode ser de muita ajuda no final de uma longa pedalada onde há uma subida entre você e sua casa.

Mesmo alguns ciclistas competitivos gostam das três coroas, no entanto você poderá evitar os gramas adicionais da terceira coroa. A mudança de coroas através do câmbio dianteiro acaba sendo um pouco mais lenta do que num jogo de duas coroas, o que pode levar o ciclista a perder um sprint por exemplo.

Se você ainda não tem certeza o que melhor atenderia suas necessidades, converse com seu técnico.

CassettesVocê também precisa decidir quais as catracas utilizar no seu cassette. Aqui vai um guia dos cassettes mais comercializados e para quais fins eles melhor se destinam.

Cassette (dentes) - melhor para11 a 21 - Ciclistas fortes/competitivos em percursos planos
12 a 23 - Ciclistas fortes/competitivos em percursos mistos
12 a 25 - Combinação que começa a favorecer nas subidas
12 a 27 - Oferece marchas significativamente fáceis para subidas

Pneus e RodasAté pouco tempo atrás quando você comprava uma bicicleta, você levava uma par de rodas modestas, com bons aros, raios e cubos. Estas rodas eram confiáveis e funcionavam bem, mas não adicionavam nada em termos de performance para o seu recém adquirido brinquedo.

Isso mudou. Hoje, muitas senão todas as bicicletas de estrada vêm com rodas de design e engenharia superior. Além de mais bonitas, são mais aerodinâmicas, duráveis, leves e às vezes ultraleves. Mas no que isso importa, você pode estar se perguntando?

Porque quando você reduz o peso das rodas, você drasticamente melhora a aceleração, dirigibilidade e desempenho em subidas. Isso se deve ao fato das rodas representarem um peso rotatório. A redução de alguns poucos gramas nas rodas parece uma redução de quilos na prática. Na estrada a sensação é incrível, como se de uma hora para a outra você aliviasse 10 quilos de seu peso.

Aros convencionais ou aerodinâmicos?Uma diferença nestes novos modelos de rodas é o tipo de aro. Existem dois tipos básicos de aros de acordo com seus perfis: convencionais (desenho quadrado ou retangular) e aerodinâmicos (desenho triangular).

Aros de perfil convencional são leves, aceleram rapidamente e oferecem conforto. Aros aerodinâmicos são fortes, oferecem menos arrasto e são mais rígidos (menos confortáveis). É importante considerar a sensação criada pelas rodas ao se testar uma bicicleta. Você pode preferir um tipo ao invés do outro.

Ao escolher um aro ou roda é importante considerar também onde e como você pedala, assim como o seu peso. Por exemplo um ciclista amador de 70 quilos que pedala sem muita freqüência em pisos ruins, provavelmente irá preferir aros convencionais pelo seu conforto. Já um ciclista competitivo de 85 quilos que pedala em estradas de piso bom irá preferir uma par de aros aerodinâmicos pela rigidez e velocidade.

Existem muitas rodas no mercado, desenhadas para estilos de pedalada geral ou específico. A maioria usa o mínimo de raios possível (normalmente um roda possui 32 raios), o que reduz o arrasto causado pelo vento, além do peso. Rodas ultraleves são excelentes para subidas. Rodas aerodinâmicas são normalmente um pouco mais pesadas e desenhadas para cortar melhor o ar proporcionando uma vantagem considerável em pedaladas longas e time trials.

PneusAs indústrias de bicicletas utilizam uma grande variedade de pneus em suas bicicletas de estrada, que podem rodar entre 1500 e 3000 quilômetros, dependendo do peso do ciclista, estilo e posição do pneu na bicicleta (roda dianteira ou traseira). As chances são grandes de você rodar bem com os pneus originais da sua bicicleta.

Porém você pode considerar em mudar os pneus de sua bicicleta, se as dimensões ou desenho estiverem impróprios. Uma diferença importante é o tipo de cinta. As cintas são encontradas em ambos as bordas do pneu. São as partes que se prendem nos aros para que o pneu fique firme na roda. Pneus baratos usam cintas de aço, o que adicionam peso (lembre-se de que o peso rotatório é o mais importante). Modelos melhores possuem cintas em Kevlar (um tecido super resistente).

Pneus com cintas de Kevlar são chamados de pneus dobráveis, e são um ótimo upgrade se você quer rodas leves e ágeis. Esses pneus custam mais, porém se você busca um melhor desempenho, vale à pena.

Outra razão para você substituir os pneus é obter uma diferente espessura. A espessura do pneu indica quanto ar ele precisa, o que determina o conforto na pedalada. Também afeta o modo como a bicicleta se comporta, o atrito com o piso e a durabilidade.

Você encontrará na lateral do pneu as indicações referentes ao seu tamanho “700 x XX”, onde o XX refere-se à espessura em milímetros (700 refere-se ao diâmetro nominal externo em milímetros, um padrão europeu chamado 700c). Aqui está uma tabela de como os pneus se comparam:

tamanho - bom para:700x20 - Fino, para time trial e ciclistas leves
700x23 - Normal, para a maioria das condições, competição e treino
700x25 - Espesso, grande durabilidade, maior absorção de impactos
700x28 - Espesso, muita durabilidade, ideal para ciclistas pesados e pedaladas urbanas

Sobre as rodas 650c (26 polegadas)Algumas bicicletas de time trial, bem como alguns modelos menores ou compactos vêm com rodas de 650c, que possuem diâmetro menor que as rodas 700c. Estas rodas são mais leves, sensivelmente mais fortes e de melhor aceleração do que rodas 700c comuns. Porém, rodas 650c às vezes rodam mais ásperas (ciclistas de pequeno porte e leves podem compensar isso reduzindo levemente a pressão dos pneus), perdem mais rápido o momentum (movimento inerte de rotação da roda numa situação ideal) e percorrem menos distância por revolução (ciclistas fortes necessitarão de marchas mais velozes). Então se você estiver comparando bicicletas com os dois tamanhos de roda tenha certeza de testá-las para que você sinta as diferenças pessoalmente. Essa é a melhor maneira de decidir.

Grupos ComponentesAs duas principais companhias no mercado de grupos componentes para bicicletas são a japonesa Shimano e a italiana Campagnolo, que oferecem cada uma 5 opções diferentes. Um grupo é formado por freios, cubos, corrente, cassette, movimento central, pedivelas, câmbios, passadores e caixa de direção (às vezes o canote do selim também).

Quanto mais dinheiro você investir, mais leve as peças e melhores rolamentos você terá (rolamentos são utilizados nos cubos, caixa de direção, movimento central e pedais). Componentes de alto nível proporcionam uma melhor frenagem e maior precisão na mudança de marchas – apesar de que mesmo em componentes mais simples estes dois itens são muito bons com a tecnologia utilizada atualmente.

Então como optar? Depende do preço e das características que você procura (peso, quantidade de marchas, aparência, qualidade). A melhor maneira de escolher é experimentar e procurar sentir as diferenças na frenagem e mudança de marchas.

Para você entender melhor os grupos de componentes existentes no mercado, aqui vai uma breve descrição:

categoria - marca - grupo - Pedivela - CaracterísticasIniciante - Campagnolo - Mirage - Duas ou três coroas com 9 catracas - Funcionalidade razoável; algumas partes de ferro.
Entusiasta - Campagnolo - Veloce - Duas ou três coroas com 9 catracas - Boa funcionalidade; menos ferro, melhor acabamento.
Sério - Campagnolo - Daytona - Duas ou três coroas com 9 ou 10 catracas - Grupo mais acessível de 10 velocidades.
Competição - Campagnolo - Chorus - Duas ou três coroas com 9 ou 10 catracas - Qualidade e acabamento similar ao Record.
Profissional - Campagnolo - Record - Duas ou três coroas com 9 ou 10 catracas - Grupo mais leve no mercado.
Iniciante - Shimano - Sora - Duas ou três coroas com 8 catracas - Algum ferro; ótimos freios e marchas.
Entusiasta - Shimano - Tiagra - Duas ou três coroas com 9 catracas - Menos ferro; maior compatibilidade.
Sério - Shimano - 105 - Duas ou três coroas com 9 catracas - Ótimo preço; pedivelas com tecnologia Hollow.
Competição - Shimano - Ultegra - Duas ou três coroas com 9 ou 10 catracas - Qualidade similar ao D-A; pedivelas tecnologia Hollow.
Profissional - Shimano - Dura-Ace - Dura-Ace - Duas ou três coroas com 9 ou 10 catracas - Grupo usado por Lance Armstrong.

Dicas na hora de comprarCompre uma bicicleta somente depois de ter certeza de que ela é do tamanho ideal para você, e está ajustada para o seu biotipo. Esqueça qualquer oferta se a bicicleta em questão não possui o tamanho adequado.

Fique atento à ofertas muito tentadoras. Os fabricantes equipam seus produtos com diversos tipos de componentes, o que às vezes comprometem o rendimento da bicicleta de acordo com a sua necessidade de uso. Às vezes há comprometimento na qualidade das peças ou do próprio quadro. Procure informações seguras.

Escolha as características e componentes que vão de encontro às suas necessidades. Veja qual o preço. Desta forma você saberá se sua expectativa de desempenho cabe no seu orçamento.

Se prepare para gastar sempre um pouco à mais, pois você precisará de pequenos acessórios quando comprar uma nova bicicleta, tais como bomba, computador, luvas, capacete, etc.

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