Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Dicas de uso multímetro

Atendendo a pedidos hoje vamos aprender a usar o multímetro, mais dicas serão postadas.
Tem duvidas, entre em contato. 

Testes básicos com o multímetro
De todos os instrumentos, o mais barato, mais simples de usar e com maior quantidade de utilidades é o multímetro. Para os leitores que trabalham com manutenção de equipamentos eletrônicos é indispensável saber usar o multímetro, pois permite diagnosticar falhas e testar componentes de forma simples.
Abaixo temos o aspecto de um multímetro analógico comum, do tipo que recomendamos para nossos leitores. Com o tempo, adquirindo mais prática no uso, o leitor poderá adquirir um tipo mais avançado como o digital.

Multímetro analógico comum de baixo custo, ideal para o estudante, iniciante e mesmo para o profissional que está começando agora.
Multímetro analógico comum de baixo custo, ideal para o profissional que está começando agora.

Com o multímetro podemos realizar basicamente três tipos de medidas:

a) Tensão
A medida de tensão nos permite saber quantos volts (alternados ou contínuos AC ou DC) existem num ponto de um circuito. Para essa finalidade, escolhemos a escala apropriada e encostamos as pontas de prova no circuito em teste, conforme mostra a figura 8.

Multímetro sendo utilizado numa medida de tensão.
Multímetro sendo utilizado numa medida de tensão.

Observe que na medida das tensões contínuas, é preciso observar a polaridade ou posição das pontas de prova.

b) Corrente
As medidas de corrente envolvem a interrupção do circuito em teste, por isso não são recomendadas, principalmente para os leitores que ainda não dominam as técnicas de utilização do multímetro.

c) Resistência
Para medir uma resistência, devemos escolher a escala apropriada em Ohms. Os fatores x1, x10, x100, x1k indicam por quanto devemos multiplicar o valor encontrado na escala para obter o valor do resistor ou resistência desejado. Assim, para medir pequenas resistências devemos escolher uma escala de acordo com o valor previsto.

Também precisamos zerar o multímetro. Para zerar o multímetro, encostamos uma ponta de prova na outra e atuamos sobre o controle "zero adj" até que a agulha marque zero na escala (toda para a direita).
Depois, para medir a resistência de um componente num circuito, desligamos um de seus terminais e encostamos as pontas de prova, conforme mostra a figura 9.

Multímetro sendo utilizado para uma medida de resistência.
Multímetro sendo utilizado para uma medida de resistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário