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Erros comum que diminuem a vida útil das impressoras.

Sempre que temos problemas em impressoras ficamos de pés e mãos amarrados, pois quase sempre as mensagens de erro são confusas, em inglês ou números.Buscando na internet e falando com amigos achei importante fazer este pequeno tutorial sobre problemas mais comuns que atingem impressoras de varias marcas.Abaixo segue alguns problemas e como tentar solucioná-los, leve em conta que resolver os problemas de falhas numa impressora requer paciência, muita paciência. Após qualquer tentativa de limpeza de cartucho é sempre é bom deixar a máquina desligada, descansando, para que a tinta desça naturalmente até as cabeças.




  • O abastecimento da impressora com excesso de papel, pode causar o problema na tração dos roletes uma vez que podem se puxados mais de uma folha ao mesmo tempo, este mesmo problema pode ocorrer em caso de folhas úmidas, sempre que for abastecer com folhas verifique se as mesmas estão soltas.
  • Quando a impressora estiver por muito tempo sem uso , antes da impressão solte as folhas com a mão deixado-as separadas, verifique se o cartucho não esta com a saída obstruída por tinta ressecada. Neste caso use um papel macio levemente umedecido, apoiando o local obstruído sobre esta parte úmida, até que tinta seca saia. Após fazê-lo deixe o cartucho fora por alguns minutos. Outra forma é trocar o cartucho por um novo. O Procedimento descrito só deve ser usado em cartuchos de tinta e não de toner.
  • Quando ocorrer de uma folha ficar presa dentro da impressora, primeiro cancele o processo de impressão e desligue-a da rede elétrica antes de tentar remover a folha. Caso a remoção esteja exigindo muita força leve à impressora até um técnico, remover uma folha pode causar desalinhamento em peças internas.
Quando o uso o problema de ressecamento do cartucho for grave você pode usar os procedimentos a baixo descrito:

DESENTUPIMENTO (SÓ PARA OS CASOS MAIS GRAVES) :

PRIMEIRO MÉTODO: APLICAÇÃO DE LÍQUIDO DE DESENTUPIMENTO (SUBSTITUI O VEJA MULTI-USO) USANDO BOLSA PLÁSTICA
Vantagens : Não necessita desmontagem, é seguro, muito eficiente para resolver entupimentos por ressecamento quando a máquina fica algum tempo sem uso, é simples.
Desvantagens : É demorado. Exige perseverança.
Esse é um método bastante eficiente. Quando alguns jatos estão entupidos (geralmente os mesmos) e não há ciclo de limpeza que funcione, tente isso. Execute o comando de troca de cartuchos, o carro vem para o centro, nesse instante desligue a impressora da tomada, nem precisa retirar os cartuchos, coloque um pedaço de plástico embaixo do carro fazendo uma bolsa sob as cabeças. Encha essa bolsa com cuidado para não vazar, de modo que as cabeças fiquem uns 5mm dentro do líquido. Deixe descansar por um ou dois dias. Depois execute um ou dois ciclos de limpeza e teste os jatos. No começo sairá um borrão de cores misturadas, mas ciclo de limpeza resolve isso. Provavelmente esse teste já mostrará vários jatos abertos. Imprima umas três ou quatro PÁGINAS DE TESTE (veja como criá-la no final desse tópico). Compare a primeira página com a última e veja se há melhoras. Caso não resolva totalmente, repita a aplicação e deixe mais 24hs, imprima mais páginas de teste…até abrir todos. Também ajuda deixar a impressora “descansando”, sem imprimir por um dia.


SEGUNDO MÉTODO: APLICAÇÃO DE LÍQUIDO DE DESENTUPIMENTO (SUBSTITUI O VEJA MULTI-USO) NO DESCANSO DAS CABEÇAS
Vantagens : Não necessita desmontagem, é seguro, muito eficiente para resolver entupimentos por ressecamento quando a máquina fica algum tempo sem uso, é simples.
Desvantagens : É demorado. Exige perseverança.
Esse método é uma variante do primeiro, bastante eficiente. Aplica-se no mesmo caso. Consiste em aplicar líquido de desentupimento no descanso das cabeças (localizado à direita, no canto). Execute o comando de troca de cartuchos, o carro vem para o centro, com a seringa/agulha cheia de líquido de desentupimento, encha o descanso até a borda. Nas Epson mais antigas há uma espécie de feltro ou tecido no descanso, nas novas apenas um recipiente . Agora ao invés de continuar a seqüência de comandos para troca de cartuchos, pressione a tecla OFF; o carro vai para o descanso. Deixe “de molho” 24hs. Depois, execute um ou dois ciclos de limpeza e teste os jatos. No começo sairá um borrão de cores misturadas, mas ciclo de limpeza resolve isso. Provavelmente esse teste já mostrará vários jatos abertos. Imprima umas três ou quatro PÁGINAS DE TESTE. Compare a primeira página com a última e veja se há melhoras. Caso não resolva totalmente, repita a aplicação e deixe mais 24hs, imprima mais páginas de teste…até abrir todos. Também ajuda deixar a impressora “descansando”, sem imprimir por um dia.
OBS: Hoje já é possível encontrar em lojas especializadas em recarga na internet líquidos específicos para desentupimento, e a um preço razoável. Isso facilita o trabalho e agrega mais segurança, o Veja Multiuso funciona e é barato, mas se já existe um líquido específico acessível, corra sempre o menor risco.
Nunca injete solventes de qualquer espécie, como acetona, thinner, gasolina, querosene, éter, etc..Perda irreversível.

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