Backup é a cópia de dados de um dispositivo para o outro e tem como objetivo recuperar os arquivos com segurança em caso de problema com os dados originais.
Backup é hoje essencial para qualquer pessoa ou empresa que usa um computador ou outro dispositivo como máquina fotográfica, mp3s, etc. Porém, apesar de ser uma tarefa simples, é quase sempre esquecida ou negligenciada.
Existem muitas maneiras de perder informações involuntariamente. Às vezes isso pode acontecer por uma queda de energia, um relâmpago, falha mecânica, incêndio, roubo do equipamento, etc.
Manter backup dos seus arquivos regularmente em um local seguro é fundamental para se obter os dados de volta. Porém, esta segurança hoje em dia pode ser ampliada através de uso de um Backup Offsite.
Backup Offsite é quando seus arquivos são armazenados em um lugar diferente dos arquivos originais, garantindo a você o acesso aos dados originais, mesmo que seu equipamento seja roubado ou sofra um incêndio.
O primeiro passo para um backup bem feito é selecionar quais arquivos e informações deverão constar neste backup, e isso deve levar em consideração exatamente quais arquivos você não poderia repor em caso de perda.
Alguns arquivos importantes a ser considerado em um backup
Arquivos contendo informações financeiras
Fotografias digitais
Projetos pessoais
Monografias
E-mails
Calendários
Contatos
Os favoritos do seu navegador
Arquivos de texto
Planilhas eletrônicas
Para arquivos de programas de instalação, como o sistema operacional, por exemplo, o backup não se faz necessário.
Portanto, da próxima vez que você for preparar seus arquivos para Backup, selecione bem quais deles farão parte deste backup e quais vão ficar de fora. Isso garantirá que somente as informações mais importantes sejam protegidas, tornando seu backup menor e mais produtivo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário