Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Astrônomo amador registra passagem do asteroide 2011 MD

A rápida passagem do asteroide 2011 MD pelas vizinhanças da Terra não passou despercebida pelos astrônomos amadores na última segunda-feira. Localizado na cidade de Otawwa, no Canadá, Andre Paquette seguiu o objeto durante várias horas e registrou em vídeo a aproximação da rocha.

  


2011 MD cruzou as cercanias da Terra com velocidade estimada de 6.6 km/s e no momento da maior aproximação chegou a apenas 12 mil quilômetros de distância. Apesar de uma passagem bastante estreita, em nenhum momento houve risco de colisão e mesmo se atingisse nosso planeta a rocha seria consumida em uma bola de fogo na alta atmosfera.
O asteroide foi descoberto em junho de 2011 por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachussets, MIT, através do programa de monitoramento espacial LINEAR (Lincoln Near-Earth Research).

Fotos: no topo, vídeo registrado pelo astrônomo amador Andre Paquette, em Otawwa, no Canadá, com ajuda de um telescópio de 350 milímetros. Acima, curva de luminosidade do asteroide 2011 MD, obtida pelo astrônomo Joe Pollock, da Appalachian State University. Crédito: Andre Paquette, Appalachian State University, Apolo11.com.


Direitos Reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário