
Foto: Nasa
“Não temos nenhuma confirmação direta de que seja água. O que temos é que características como temperatura são condizentes com a existência de água”, disse McEwen em podcast disponibilizado pelo periódico.
As marcas tem larguras que entre 0,4 e 4 metros e comprimento de até algumas centenas de metros. “Não sabemos quanto água seria necessária para fazer uma linha dessas. Estamos falando de em valor entre alguns litros e uma dezena de litros. A água pode molhar a superfície e depois fluir por ela, o que necessitaria de uma quantidade menor dela. Não sabemos qual dessas duas opções é a correta”, completou McEwen.

Foto: Science/AAAS
Cientistas acreditam que as linhas laranja, assinaladas pelas setas, podem ser feitas por água
A presença de água salgada pode ser importante para estudos futuros sobre a história do líquido no planeta e também da presença de vida no planeta vermelho.
O trabalho foi feito com base em imagens capturadas pelo equipamento High Resolution Imaging Science Experiment (HiRise) à bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter.
As sondas da agência espacial americana têm rendido frutos na busca por provas definitivas de água no planeta vermelho: em 2010, duas pesquisas já haviam indicado a possibilidade da existência de água líquida em Marte no passado. Em uma delas dados do robô Phoenix Lander sugerem que água líquida interagiu com a superfície marciana ao longo da história do planeta.
No outro estudo, pesquisadores mostraram que as terras baixas do norte do planeta vermelho estavam cobertas por um extenso oceano há 3 bilhões de anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário