
Nunca lave a bicicleta com querosene ou outro solvente, porque podem penetrar na engrenagem, retirando a graxa interna dos rolamentos. Além disso você pode acabar causando manchas na pintura, o que seria um pecado, não é mesmo? Use água e sabão, e aquelas buchas de cozinha, no lado sem palha de aço.
NUNCA use óleo de cozinha na bicicleta. Ele é um óleo vegetal e não mineral. Não tem essa função de lubrificação, e atrai (acumula) mais sujeira ainda nas partes onde for aplicado, formando em pouco tempo uma crosta gordurosa e difícil de tirar!
Não precisa afogar a corrente em óleo. É sujeira extra na certa, com pingos de óleo para todo lado! Se não tiver um óleo específico, pode usar o bom e velho “óleo Singer” que já ajudará bastante!
a) Em qualquer loja de 1,99 você encontra escovas e pincéis aceitáveis. Então, mãos à obra: forre o chão embaixo da bike (com jornal mesmo - duas ou tres 'camadas'), e limpe bem a corrente com uma escova ou pincel embebida com querosene, tendo o cuidado de NAO DEIXAR escorrer para outras partes da bicicleta. O ideal seria retirar a corrente, mas para isso você precisaria de uma "chave de corrente". Escove também as engrenagens próximas à corrente, mas não deixe entrar no cubo ou no eixo da roda. Você pode passar o pincel com a querosene ANTES, se necessário, para amolecer a sujeira e depois passar a escova. Mas use o bom senso, e SAIBA QUE USANDO A ESCOVA, IRÁ RESPINGAR e/ou ESPIRRAR.
b) Lave a bicicleta com água e sabão neutro com uma esponja suave por causa da pintura (use a parte da espuma), depois enxágüe e seque com pano macio. Só use BOMBRIL no canote do selim (banco), ou nos aros e raios. Nunca nas partes pintadas, pois arranha a pintura!
c) Nas sapatas de freio pode usar água e sabão neutro, e a boa escova. Não tenha cisma de escovar e limpar. Enxágüe bem. Você pode tirar o excesso de umidade com um pano seco, e deixar terminar de secar, antes de montar novamente o freio!
CALIBRAGEM
Apesar da calibragem ser uma preferência individual, nunca ultrapasse as recomendações do fabricante. Na dúvida, passe em uma loja
especializada e pergunte. Não há mal nenhum em não saber.
1) Calibre sempre seus pneus antes de sair, pois é normal que as câmaras de ar percam pressão quando paradas.
2) Pneus muito cheios (muita pressão) podem estourar numa pequena pedra, ou fazer a bicicleta vibrar demasiado.
3) Pneus muito baixos (pouca pressão) furam rápido, e no contato com obstáculos não amortecem os impactos, podendo danificar as rodas.
CUIDADOS COM O CÂMBIO
O câmbio é, realmente, muito útil, e se for usado de forma correta então, facilita tremendamente as subidas e aumenta a velocidade no plano. Mas deve ser usado com critério.
Você já deve estar careca de ouvir e ler que NÃO se deve usar a corrente na relação da coroa mais a esquerda com o pinhão mais à direita (cruzar), NÃO É? ISSO PORQUE ASSIM você estará torcendo a corrente levando a um desgaste prematuro das peças sem grandes resultados práticos na velocidade da bicicleta.
- Não fique trocando as marchas com a bike parada e, IMPORTANTE, diminua a força exercida nos pedais enquanto estiver trocando de marcha, e isso funcionará como “embreagem”. Sacou?
- Nunca troque de marcha pedalando para trás.
- Evite trocar de marcha enquanto a bicicleta estiver sofrendo muita trepidação. A corrente pode saltar.
RODANDO POR AÍ
- A atenção deve ser principalmente com buracos e obstáculos. É natural livrar o peu da frente e esquecer do de trás, que leva todo o impacto. Na medida do possível, diminua os impactos. Desenvolva sua técnica de subir 1/2 fio, descer, e etc... para que sua bike não sofra (e seu bolso também).
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