Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Satélite cairá na terra sexta feira - 23/09/2011

Atualização - 16h36Satélite passou ao largo da costa leste do Brasil, sem que fossem observados fragmentos no céu.

Atualização - 15h35
Satélite a 165 km de altitude e se aproximando do Brasil.

Atualização - 14h30
Novos dados de decaimento mostram o satélite reentrando na atmosfera às 00h46 BRT, com erro de 9 horas, sobre as coordenadas 57S e 122E, acima do oceano Índico. Cálculo feito usando o software Satevo, com elementos orbitiais das 14h30.

Atualização, fonte: apollo11

O satélite foi lançado em 1991 pelo Shuttle, para pesquisar a atmosfera superior e a camada de ozônio. Em 2005 a missão terminou. No aparelho ligaram o motor para queimar os restos de combustível e baixar a órbita de 550 para 370 quilômetros. Se não fosse esta manobra o satélite ficaria mais 20 anos ao redor da Terra como lixo. Estando desgovernado nos últimos 6 anos, ele perdeu bruscamente altura nos últimos meses: em virtude da atividade do Sol a temperatura e densidade das camadas superiores da atmosfera aumentaram, aumentou a força do atrito, o que complicou a avaliação da conduta do satélite.

© Foto: SXC.HU


Segundo dados das Tropas Espaciais da Rússia, os fragmentos cairão no oceano Índico, ao norte das ilhas de Kroze. A previsão dos americanos é menos exata: eles calculam apenas uma faixa aproximada de 10 mil quilômetros de comprimento em que os fragmentos poderão cair. Sendo que duas horas antes da queda, sabe-se que esta poderá ocorrer em qualquer lugar – do Canadá à América do Sul. A NASA avalia em uma em 3200 a chance de um fragmento cair sobre uma pessoa. Em toda a história dos lançamentos nunca ocorreu tal coisa, – diz o redator-chefe da revista “Notícias da Cosmonáutica”, Igor Marinin.Houve um caso em que nosso satélite “Cosmos-954” , com combustível nuclear, caiu no Canadá e ocorreu lá contaminação radioativa da localidade. A União Soviética pagou uma grande indenização pela recolha dos fragmentos. Caíram também estações orbitais: a estação “Mir” de 120 toneladas caiu no mar. O “Saliut-7”, de mais de 40 toneladas, caiu na Argentina e México, não atingindo ninguém. Por isso, é pequena a probabilidade de danos.

A NASA e o Pentágono advertiram a população:não recolham fragmentos do satélite, a Polícia tratará disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário