Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Campo magnético de Marte foi destruido por Asteroide gigante

Há quatro bilhões de anos, Marte tinha um campo magnético como o da Terra, que protege o nosso planeta da radiação do Sol. No entanto, alguma coisa fez com que o “campo marciano” fosse destruído – e cientistas acreditam que o culpado seja um asteroide gigante. A ideia é que, com esse impacto principal e com outras quatro colisões (todas com asteroides com tamanho aproximado de 2400 km), as rochas derretidas no centro do planeta tenham sido afetadas, fluindo para a superfície do planeta e acabando com o seu campo magnético. Isso também fez com que a forma que o calor era transmitido no planeta mudasse.

Crédito: Shutterstock
O cientista James Roberts, da Universidade Johns Hopkins, estima que, após o impacto incial, Marte precisaria de 100 milhões de anos para recuperar seu campo magnético. Mas, como houve outras grandes colisões, a cada 25 milhões de anos, o planeta passou para um estado irreparável.
Sem proteção contra a emissão de radiação do Sol, não há possibilidade de existir vida (pelo menos como a conhecemos) no planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário