Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Planetas mais próximos no Universo

Já imaginou olhar para o céu e poder ver Marte logo ali, tão pertinho que seus grandes vulcões pudessem ser observados com um simples binóculo? E Vênus então... Se estivesse bem perto iluminaria tanto nosso planeta que teríamos que usar óculos escuro e protetor solar durante as madrugadas.



Apesar disso não passar de um exercício de imaginação, essa situação realmente ocorre em outros sistemas solares e foi descoberta esses dias por dois pesquisadores estadunidenses.

Através de dados obtidos pelo telescópio espacial Kepler, da Nasa, os cientistas Josh Carter, ligado ao Centro de Astrofísica Harvard- Smithsonian e Eric Agol, da Universidade de Washington, descobriram que dois planetas que orbitam a mesma estrela a apenas 2 milhões de quilômetros um do outro.

Para se ter uma ideia, isso é apenas 5 vezes a distância que separa a Terra da Lua e também a menor distância já medida entre dois planetas.

O estudo, publicado esta semana na revista Science mostra que o planeta mais próximo da estrela - batizado Kepler 36-b - é do tipo rochoso e executa o movimento de translação em apenas 13.8 dias, enquanto seu vizinho, chamado Kepler 36-c é um gigante gasoso que orbita a estrela principal a cada 16.2 dias.

Aqui no Sistema Solar, o planeta mais rápido a dar uma volta ao redor do Sol é Mercúrio, que completa um ano em apenas 88 dias.

Planetas
De acordo com dados coletados pelo telescópio espacial, Kepler-36b é 1.5 vezes maior que a Terra e 4.5 vezes mais maciço. Por sua vez, Kepler-36c tem 8 vezes a massa da Terra e seu raio é 3.7 vezes maior. Ambos orbitam uma estrela localizada a 1200 anos luz de distância com 6.4 bilhões de anos de idade, 2 bilhões de anos mais velha que nosso Sol.

A imagem que ilustra o artigo é uma concepção artística e mostra como seria o céu noturno visto a partir do planeta rochoso Kepler-36b, com o gigante gasoso Kepler-36c dominando o firmamento.


Arte: Concepção artística proposta pelo especialista David Aguilar. Crédito: Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics/David Aguilar, Apolo11.com.
Direitos Reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário