Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Planetas podem sustentar vida mesmo fora da órbita de estrelas

Uma nova teoria apresentada pelos cientistas Dorian Abbot e Eric Switzer da Universidade de Chicago pode dar uma sacudida na concepção atual das condições ideais para a formação da vida. Eles afirmam que a água líquida, necessária para a criação da vida, pode ser mantida nesse estado mesmo em planetas que não estão gravitando a órbita de nenhuma estrela.


Mais ainda, esses planetas errantes poderiam agir como “meio de transporte” para levar vida para outras partes da galáxia.

Esses viajantes podem surgir à partir de uma colisão gravitacional com outros planetas (ou estrelas) que os tira de suas órbitas originais. Mesmo assim, no frio do espaço, esses planetas poderiam continuar quentes o suficiente por causa da diminuição de elementos radioativos nos seus núcleos, segundo mostram os cientistas.

Planetas rochosos com uma massa similar à da Terra, por exemplo, poderiam se manter quentes o bastante para manter água líquida por baixo de uma grossa camada de gelo por mais de um bilhão de anos. Já um planeta com a mesma proporção de água existente na Terra, mas com uma massa 3,5 vezes maior do que a do nosso planeta poderiam ter água líquida na superfície.

No caso de um planeta com 10 vezes mais concentração de água do que a Terra o efeito poderia acontecer, mesmo se esse planeta tiver um terço da massa do nosso mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário