
Os desavisados pensaram que o pontinho reluzente era uma estrela, enquanto os mais afoitos tinham certeza que era o tal planeta Nibiru, que se aproximava. Entretanto, quem acompanha o Apolo11 já sabia do que se tratava e estava só esperando o momento do planeta Júpiter sumir atrás da Lua. E foi o que aconteceu.

O gigante gasoso tocou a borda lunar às 21h05 BRST e durante alguns minutos pareceu mergulhar lentamente atrás do disco iluminado. Às 21h17 o planeta já estava totalmente oculto e assim permaneceu até às 22h03, quando emergiu novamente. Para delírio da galera e espanto dos desavisados!
Fotos: No topo, emersão do planeta Júpiter após ocultação pela lua, em foto obtida com telescópio Newtoniano de 220 mm de abertura localizado na cidade de Araçatuba, SP. Crédito: Marco Antônio Coelho Goiato. Acima, foto tirada às19h53 na cidade de João Pessoa PB, com auxílio de máquina fotográfica com zoom óptico de 80X. Nas cidades do Nordeste Júpiter e a Lua foram observados bem próximos, mas sem ocultação. Crédito: Clóves Germano.

Direitos Reservados
Nenhum comentário:
Postar um comentário