
DESKTRA Freedom Desktop 1.1
Avaliação: Regular
O DESKTRA Freedom Desktop é um utilitário, apenas para versões 32-bits do Windows, que fornece bom acesso remoto, mas com recursos limitados. O componente de controle é instalado como um serviço e permite que dois usuários acessem simultaneamente um computador Windows sem interrupções para ambos. Apesar de enviar áudio para o cliente remoto, o programa não possui capacidade para impressão remota ou transferência de arquivos.
A ferramenta consome recursos mínimos do computador que está sendo acessado, mesmo com um usuário remoto conectado. Os três processos do DESKTRA utilizaram cerca de 14MB de RAM e quase nenhum tempo da CPU, mesmo enquanto acessava o computador host (computador a ser acessado de forma remota) e tocava arquivos de áudio. O uso do recurso remoto foi um pouco pesado: cerca de 20MB de RAM quando conectado, mas ainda usando muito pouco a CPU. Houve apenas um pouco de latência enquanto acessava meu host, e as atualizações de tela tiveram boa resposta em minha conexão remota.
O componente de controle requer uma instalação rápida, mas a aplicação para o cliente é rápida e portátil. Durante a instalação do host, o cliente é simplesmente jogado para o desktop. É preciso apenas copiar esse arquivo executável para o cliente remoto e iniciá-lo. O arquivo executável do cliente tem menos de 2MB e pode inclusive ser rodado a partir de um pendrive.
Um aspecto interessante é que, diferentemente dos outros utilitários, o DESKTRA não fornece ao usuário remoto controle exclusive sobre o host, mas permite que dois ou mais usuários trabalhem de forma independente – em seu ambiente próprio e isolado – no mesmo computador. Quando me conectei, o mecanismo de controle do programa simplesmente criou uma nova sessão para mim, de maneira que um usuário local e um remoto tinham acesso simultâneo ao computador. Neste caso, eu estava logado ao computador host Windows XP Pro como administrador e conectado remotamente usando minha conta de usuário convidado.
A parte ruim é que o programa não tem capacidade para impressão remota ou transferência de arquivos. A não ser que você se conecte ao host com uma VPN (Rede Particular Virtual) de algum tipo, onde você possa mapear drives e impressoras de volta para o computador remoto, você não será capaz de fazer nada mais do que trabalhar no computador remoto. Além disso, a DESKTRA não é amigável ao firewall – já que é necessário abrir algumas portas para o tráfego de informações passar.
A ferramenta é sem igual em fornecer acesso simultâneo ao mesmo computador para múltiplos usuários, o que pode ser conveniente em certas situações. Mas não possui um número suficiente de outros recursos para ser considerada uma solução para acesso remoto pessoal. Existem muitos outros programas que são mais amigáveis ao firewall e com mais recursos.
Gbridge 2.0
Avaliação: Excelente
O Gbridge 2.0 é uma das ferramentas mais versáteis que eu já encontrei. Esse utilitário gratuito permite que os usuários não apenas controlem remotamente um computador Windows, mas também transfiram arquivos, compartilhem pastas, e sincronizem arquivos entre os computadores de forma automática. Além disso, ele é amigável ao firewall e não requer nenhuma modificação no firewall de rede. É preciso ter uma conta Gmail (também grátis) para utilizá-lo, mas isso não deveria impedir ninguém de explorá-lo.
O programa está disponível para todas as versões do Windows, do 2000 ao Windows 7, e a instalação é relativamente simples no host e no cliente. O software cria uma VPN (Rede Particular Virtual) flexível entre os computadores host e remoto utilizando o site gbridge.com e uma conta Gmail para o login. Essa VPN é totalmente estruturada para que os múltiplos clientes possam ver uns aos outros e participar na transferência de arquivos e controle remoto. Dessa maneira, o Gbridge fornece conectividade muitos-para-muitos em vez de um link um-para-um como a maioria dos utilitários de acesso remoto.
Uma das coisas mais interessantes sobre o Gbridge é sua habilidade de criar SecureShares (compartilhamentos seguros) acessíveis para todos os usuários. Isso não é nada mais do que uma pasta em um dos computadores do cliente, mas a ferramenta o estende para todos os outros participantes. O software também irá permitir que você crie um backup (cópia de segurança) automático entre as pastas dos clientes Gbridge. Por exemplo, a cada noite eu posso ter um backup automático da pasta Meus Documentos do meu computador do escritório para o meu computador pessoal.
O acesso remoto para desktop também é feito de maneira um pouco diferente. Você pode utilizar o cliente VNC (Virtual Network Computing) embutido para assumir o computador host ou utilizar o Remote Desktop Connection do próprio Windows. Com o Remote Desktop eu pude assumir meu host sem ter que abrir nenhuma porta no meu firewall.
O desempenho do controle remoto, quando usando o VNC, estava um pouco lento comparado à instalação nativa da Rede Particular, e diferentemente de quando com a instalação nativa, eu não pude mudar a cor do fundo ou a resolução da tela. O desempenho foi melhor com o Remote Desktop, mas ainda um pouco mais lento do que uma conexão nativa, principalmente em razão dos gastos gerais da VPN.
De positivo, eu tive todos os recursos do Remote Desktop, incluindo drives remotos, suporte à impressora, som remoto, e um clipboard (área de transferência de arquivos) compartilhado. A melhor parte foi que não tive que abrir meu firewall, e pude clicar e escolher entre hosts potenciais.
O Gbridge é uma das melhores ferramentas grátis de acesso remoto. O acesso para hosts Windows é fácil e flexível, e os recursos SecureShares e backup automático são ótimos. O uso do Gmail para autenticação e do VPN flexível permitem um fácil acesso ao seu computador sem ter que mexer com o firewall, e ele ainda possui capacidade para impressão remota.
LogMeIn Free Edition
Avaliação: Bom
O LogMeIn Free Edition é uma ferramenta fácil de usar, que não exige mudanças no firewall, chegando próxima de ser tudo que um usuário remoto pode precisar. A edição gratuita fornece acesso remoto seguro para computadores com Windows e Mac por meio de browsers populares. No entanto, em razão da falta de recursos como impressão e som remoto e transferência de arquivos, muitos usuários corporativos irão querer considerar outra opção ou pagar pela assinatura anual (de US$69.95) pela versão Pro2.
A ferramenta utiliza o site www.logmein.com como uma ponte entre os computadores de acesso e remoto. Você começa criando uma conta em LogMeIn.com e instalando o programa host em seu computador. Ele foi instalado sem nenhuma dificuldade no Windows XP Pro e consumiu apenas cerca de 8MB de RAM quando inativo, apesar de ter subido para 44MB quando estava com um usuário remoto conectado.
Para assumir o host, simplesmente entre sua conta no site logmein.com e selecione o computador que será acessado em uma lista. Como a conexão é por meio do Website LogMeIn, não é necessário fazer mudanças no firewall.
O software funciona com Internet Explorer 7 ou anterior, Firefox 3.0 ou anterior, Google Chrome 2.0 ou anterior, e Safari 3.0 ou anterior. O suporte para browser é feito por meio de controle ActiveX, plug-in do Firefox, Java, ou Flash. Os computadores host precisam ter Windows 2000 (apenas 32-bit) ou mais recente (32-bit e 64-bit) ou Mac OS X 10.4.6 (Tiger) ou mais novo. Já o suporte para cliente se estende do Windows NT 4 ao Windows 7 (todas as edições) e Mac OS X 10.4 e mais recentes.
Eu testei a ferramenta utilizando todos os três browsers do Windows e concluí que estão no mesmo nível quanto à profundidade de cor e desempenho geral. A conexão Web para o host é protegida pela criptografia AES SSL 256-bit.
A versão gratuita do programa é limitada para os usos mais básicos. Ela fornece acesso direto e fácil para o computador host e qualquer recurso no domínio, mas não inclui impressão remota e transferência de arquivos. Se o acesso remoto para PCs e Macs é a única exigência, então a edição grátis é perfeita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário